leram-me

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Bonés há muitos...mas o da LabMed é que é!

Cá em casa vive um portista...que de tão habituado às vitórias do seu clube, anda cabisbaixo com esta fase negra do FCP. A culpa é sempre do treinador, coisa que me faz espécie, porque quem joga à bola são os jogadores...mas esses factos são para cabeças diferentes da minha, que não percebo nada de bola! Não obstante, pus-me  a pensar...e lembro-me que no início da época, aquando da contratação do novo treinador, todos sorriam com a nova promessa! O homem tinha levado o Paços onde nunca ninguém havia imaginado. Depois lembrei-me de outra coisa...ele usava SEMPRE um boné da LabMED, nas conferências de imprensa. Lembro-me disto por achar um pouco ridículo e até ter comentado com o portista cá de casa. Foi-me explicado que era uma questão de publicidade que tinha de se fazer e blá, blá, blá! Achava ridículo na mesma. Ora o bestial Paulo Fonseca rapidamente passou a besta quadrada...e pus-me novamente a pensar...como é que ele deixou de ser bom em meses?? Foi então que me atingiu como um raio a imagem do boné! Ele é o "Sansão", cuja força estava no boné da LabMED, meus amigos! Paulinho, filho, ouve a Su, que já não aguenta tanto amuo cá em casa, e coloca o boné...vais ver que ainda ganhas o campeonato! (o meu querido paizinho que não me ouça...mas o nosso Sporting está a mesma desgraça de sempre!)

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Não-dia

Há dias que nos desesperam...que por muito que possamos fazer, nada parece ser suficiente...em que há sempre mais um acontecimento que nos vai marcar ainda mais pela negativa! Há dias assim...dias-não ou não-dias, como que gosto de lhes chamar! 
Hoje tive um não-dia...bastou pôr os pés fora da cama e zás! Atingiu-me como um raio. Os infortúnios foram-se atropelando, parecendo temer serem os últimos...
Mas sei que o meu não-dia bateu no fundo dos fundos quando, na escola, sou desafiada por alunos que nem sequer merecem essa designação...que estão na escola por obrigações sociais, para os parasitas dos paizinhos receberem os devidos subsídios...seres que se acham superiores aos comuns mortais...seres que se escondem atrás da tradicional dureza atribuída a uma minoria...seres que desde tenra idade aprendem a tratar mal tudo e todos, pois respeito é palavra que desconhecem e nem querem conhecer! Hoje...no meu não-dia...senti-me xenófoba e não foi coisa boa de sentir. Senti a calma abandonar-me o corpo e a fúria a tomar o seu lugar...deu-me vontade de deixar isto tudo para trás e desistir de vez...ou então rebentar o focinho a cara de um. 
Hoje, no meu não-dia, mantive a compostura, engoli em seco e levei o meu barco a bom porto. E ao mesmo tempo que desistia de uma atitude mais radical, senti vergonha da educação, da posição em que colocam os educadores, da libertinagem dos alunos...que são afinal também filhos, afilhados, sobrinhos...e voltou a dar-me vergonha...mas desta vez das famílias que estamos a criar...sem valores e sem um pingo de educação. 
Hoje é sem sombra de dúvidas um dia NÃO. 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Ilusão e a força de um prefixo!

A ilusão quando ataca não faz por menos e deixa a sua vítima a flutuar, num ar leve e enganador. Eleva e faz crer no melhor do outro...Apregoam-se genuinidades, verdades absolutas, lealdades eternas...mas na hora H...no aperto...na necessidade...o ser humano transforma-se...e o que foi, não volta a ser, mesmo que muito se queira (como diz a canção). O ser genuíno mantém-se...mas assente em diferentes valores...os do momento, enfim. A verdade passa a mentira, que se transforma em nova verdade...momentânea. A lealdade é agora desleal...e a confiança que outrora se depositara numa ilusão...desaparece...para sempre...ou até à próxima desilusão! 

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Qual a definição de ser positivo?



Ontem perguntaram-me se estou mais positiva...confesso que despoletou em mim alguma raiva. Acho sinceramente que tenho uma definição errada de positivismo. E penso que talvez por ver as coisas à minha maneira, me continuo a chocar com certos comentários acerca da minha pessoa. Não vejo o positivismo de uma forma floreada, de ver sempre o lado bom das coisas, nem que me tenha morrido o gato..."ah, foi pelo melhor...blá blá blá". Para mim, ser positivo é levantar-me após cada queda e ter a mesma força para seguir em frente, como antes de ter caído. Para mim, ser positivo é nunca desistir, mesmo quando a vida me quer pôr para baixo, quando me mostra que não sou digna de A ou de B...mas como sou "positiva" (à minha maneira, é verdade) aplico-me a mostrar-lhe de volta que sou digna de tudo a que me propuser! Não há vidas fáceis...desenganem-se! Até aquelas vidas, que mostradas assim de longe, nos parecem perfeitas, têm os seus quês. A minha não é excepção. Aliás...a minha esforça-se por ser o exemplo! Tem sido tudo muito difícil de conseguir...até o mais simples e natural. Mas eu lá vou conseguindo, passo a passo, na maior parte das vezes com um sorriso e uma piada, para esconder o terror que me vai dentro do peito. Sei que não sou a única...mas jamais me ouviram dizer a alguém "tens de ser mais positivo/a". Acho que se as pessoas soubessem a dimensão da minha luta para me levantar todos os dias e batalhar pelo que desejo, não seriam tão cruéis nos seus julgamentos. Mas pôr-mo-nos na pele do outro não é tarefa para todos...
E não me lixem com a máxima "a opinião dos outros não me atinge", porque é óbvio que saímos magoados com as injustiças feitas ou ditas sobre a nossa pessoa...

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Isso do Amor...


(aula ao 1º ano, sobre o Dia dos namorados)

"...o amor não tem de ser só entre namorados! Existem várias formas de amar: os familiares, os amigos, os animais, objetos muito especiais...amar é o que nos faz felizes!"

"Oh professora...mas isso do amor para mim é triste..."

"Então porquê, R.?

"Olha...porque se eu vejo pessoas muito apaixonadas e que depois ficam tristes, faz-me chorar...é como nos filmes românticos...eu choro sempre...por isso eu acho que o amor é triste!"

(e assim se aprende !)

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014